terça-feira, 11 de abril de 2017

BLOG BIG AMAZÔNIA

Barco PAI ‘Todos pela Vida’ inicia calendário de atendimentos em Guajará


*O Barco PAI “Todos pela Vida” começa nesta quarta-feira, 12 de abril, o calendário de atendimentos em Guajará (a 1,6 mil quilômetros de Manaus). A cidade é a segunda da calha do Juruá a receber a embarcação do Governo do Estado, que oferece mais de 30 serviços nas áreas de saúde, cidadania, assistência social e educação. A embarcação ficará na cidade até o dia 20 de abril, ancorada no porto do município e na comunidade de Boa Fé, que tem o maior índice populacional.

 Reformado com recursos do Fundo de Promoção Social (FPS), presidido pela primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira, o Barco PAI “Todos pela Vida” ficará na calha do Juruá até o dia 9 de julho.

 Os atendimentos serão feitos nas sete cidades da calha e em 23 comunidades rurais e indígenas. A primeira cidade do roteiro foi Envira, onde mais de 18,2 mil atendimentos de emissão de documentos, previdência social e os atendimentos na área de saúde, com uma busca enorme pelos novos serviços de ultrassonografia e Citologia em Meio Líquido”, disse o secretário-executivo de Cidadania da SEJUSC, Eduardo da Silva.

 O Barco Pai também faz consultas com  clínicos gerais, oftalmologista, dentista e também é possível fazer exames como transvaginal e a inédita Citologia em Meio Líquido, o preventivo com diagnóstico mais preciso que o papanicolaou  nos casos de câncer de colo uterino. Já , Agenda Criança Amazônia, trabalhou  forte, em Envira, na questão da evasão escolar. Fizemos reuniões com os gestores escolares da SEDUC e promovemos uma busca ativa de estudantes que tinham abandonado a sala de aula, para tentar reverter o quadro”, acrescentou Silva.
Outra iniciativa de destaque realizada através do barco PAI é a busca ativa de pessoas com deficiência para a doação de cadeiras de rodas, bengalas e muletas e a entrega de mosquiteiros impregnados para combater a malária, que tem alto índice de transmissão na região.

Em Guajará, a expectativa é alcançar a marca de 20 mil atendimentos porque moradores de cidades vizinhas do Estado do Acre devem buscar os serviços. Depois de Guajará, o barco PAI “Todos pela Vida” segue para Ipixuna, Eirunepé, Itamarati, Carauari e Juruá.(foto Ismael Neves).


Nenhum comentário:

Postar um comentário